Contra punição, Corinthians admite possibilidade de sair da Libertadores

"Clube aguarda resultado do recurso, mas não descarta deixar a competição continental caso Conmebol mantenha decisão sobre veto à torcida alvinegra".


A decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) de impedir a presença de torcedores do Corinthians nos jogos da Taça Libertadores da América devido à morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada no jogo contra o San José, em Oruro, irritou a diretoria do clube. Os dirigentes alvinegros, que entraram com recurso para reverter a decisão da entidade, esperam receber uma resposta até segunda-feira à noite. Caso o pedido do Timão seja negado, até mesmo a possibilidade de o clube deixar a competição continental não está descartada.

O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, já havia classificado a decisão da Conmebol como “indevida, abusiva e intempestiva”. A ideia do representante corintiano é ponderar todos os interesses do clube e definir o que é mais atrativo para o Timão neste momento, independentemente do fato de a equipe ser a atual campeã da Libertadores e de possíveis punições posteriores. Na visão de Bussab, o Tribunal de Disciplina deveria ser mais comedido e apurar melhor o acontecimento de Oruro.

– Todas as possibilidades serão analisadas, sem exceção. Com a decisão da Conmebol, vamos nos reunir e observar o melhor para o Corinthians. Esperamos receber o parecer deles até segunda-feira à noite e, no mesmo dia, fazermos nossa escolha decisiva – afirmou o diretor, em entrevista ao globoesporte.com.

A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos na morte de Kevin. A maneira com que a Conmebol tratou o caso incomodou a diretoria, que não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem, ainda que este tenha partido do setor da arquibancada destinado aos alvinegros no estádio Jesús Bermúdez.

Aproximadamente 85 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada através do sistema Fiel Torcedor para os jogos contra Millonarios (da Colômbia), Tijuana (do México) e San José, cerca de 30 mil deles para a primeira partida do Corinthians no estádio do Pacaembu na Libertadores 2013. No ano passado, somente na fase de grupos, o clube arrecadou R$ 5,3 milhões em bilheteria.

O clube tem plena confiança na reversão da decisão. Tanto é que o departamento jurídico sequer estudou uma possível logística para devolver o dinheiro pago pelos torcedores. Caso a Fiel seja impedida de comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria já tranquilizou os alvinegros: todos os sócios serão ressarcidos.

A partida contra o Bragantino, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, foi assunto praticamente deixado de lado no CT Joaquim Grava. As bandeiras a meio-mastro no local mostravam o clima de luto, assim como a postura séria do presidente Mário Gobbi, do gerente de futebol Edu Gaspar e dos diretores Roberto Andrade e Duílio Monteiro Alves, que compareceram ao treino deste sábado.

Convicto de que, independentemente das punições impostas pela Conmebol, o maior prejudicado será o Corinthians enquanto instituição, Luiz Alberto Bussab promete agilidade e bom senso na decisão da diretoria.

– É um caso muito delicado para fazermos decisões imediatas e ausentes de razão. É preciso rever tudo o que aconteceu. O Corinthians não pode sair prejudicado desta maneira. Com o posicionamento da Conmebol, vamos nos reunir sob o comando do nosso presidente e anunciar o que acontecerá na sequência – completou.

Cientes de que podem ficar sem acompanhar o Timão de perto na primeira fase da Libertadores, torcedores já organizam, por meio de redes sociais, maneiras de apoiar a equipe mesmo do lado de fora do estádio. Campanhas pedindo telões na Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, e invasão da torcida nos arredores do local da partida são veiculadas desde a decisão da Conmebol.


Fonte: G1




Related

Notícias 1960946337215753886

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item