Meteorito gigante atingiu a Austrália há 360 milhões de anos

"Medindo entre 10 e 20 quilômetros, o corpo celeste abriu uma enorme cratera, atualmente encoberta por uma camada de 3 quilômetros de sedimentos".
 
Uma equipe de cientistas descobriu que um gigantesco meteorito atingiu a bacia de East Warburton, na Austrália, há 360 milhões de anos. Medindo entre 10 e 20 quilômetros, o corpo celeste abriu uma enorme cratera, atualmente encoberta por uma camada de 3 quilômetros de sedimentos.
 
Segundo Andrew Glikson, da Universidade Nacional da Austrália, o que chama a atenção é a extensão da zona de impacto do meteorito: um raio de 100 quilômetros. É a terceira maior zona de impacto em todo o mundo.
 
Glikson disse que o estudo do terreno foi iniciado após outro cientista identificar anomalias na estrutura de cristais das rochas da região. "Depois disso, passei meses em um laboratório fazendo testes com microscópio para medir as orientações dos cristais, e constatei que as rochas encontradas no local apresentavam marcas de um impacto extraterrestre."
 
Além do impacto local, a queda do meteorito também teve efeitos globais. Segundo Glikson, o choque provocou gigantescas nuvens de fumaça e vapor, que teriam coberto a Terra.
Fonte: Veja

Related

Notícias 3330533746235516594

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item