Pacientes do SUS terão prontuário na internet.



“Além do registro de atendimentos recebidos, usuário poderá acrescentar informações e exames”

O Ministério da Saúde lançou, ontem, um portal na internet que permite aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) ter acesso às informações sobre o atendimento que recebeu nas unidades públicas. No site, chamado de Portal do Cidadão, também estarão disponíveis os dados sobre internações, atendimentos ambulatoriais de alta complexidade e cirurgias.

O usuário pode acrescentar informações importantes relacionadas à sua saúde, como doenças crônicas ou alergias, e anexar laudos de exames já realizados. As informações podem ser compartilhadas com qualquer médico da rede pública ou apenas com os profissionais da confiança do usuário. “A ferramenta também permite a comunicação por e-mail entre o médico e o paciente”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Segundo o ministro, o Portal do Cidadão é uma ferramenta para melhorar o cuidado à saúde. “Qualquer equipe de saúde em qualquer lugar do Brasil poderá traçar o diagnóstico e ofertar o tratamento mais adequado ao histórico do paciente.”

No portal é possível também consultar todos os estabelecimentos que atendem pelo SUS, além daqueles que participam do programa Aqui Tem Farmácia Popular. 

Para ter acesso ao portal é preciso ter o número do Cartão SUS. Quem não tem, poderá fazer um pré-cadastro no site e pedir o cartão. Nos dois casos é preciso validar a senha em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). O Ministério da Saúde não informou qual é a expectativa de adesão dos pacientes ao portal.

E-SUS/ O ministério lançou outra ferramenta que moderniza os serviços nas UBSs. Chamado de E-SUS, o site, esse não aberto ao público, vai implantar o prontuário eletrônico, que reunirá, sem necessidade de papel, todo o histórico de atendimento do paciente. A previsão é inaugurar esse serviço em março.

Related

Saúde 6659329127436052983

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item