Estudo vincula infecção por HIV a risco maior de ataque cardíaco

Ser soropositivo aumenta os riscos de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco em cerca de 50%, demonstrou um estudo publicado esta segunda-feira, que confirma descobertas anteriores. Na pesquisa, publicada nos Archives of Internal Medicine, publicação do periódico Journal of the American Medical Association (Jama), foram acompanhados 82.459 veteranos americanos, a grande maioria homens.

Segundo o estudo, realizado com três grupos etários, a incidência média de ataque cardíaco foi consistente e significativamente maior para pessoas soropositivas, em comparação com veteranos não infectados pelo vírus da Aids.
 
Após serem classificados segundo a ocorrência de doenças, tabagismo, consumo de álcool e outros fatores de risco, como hipertensão e colesterol elevado, os indivíduos soropositivos que participaram do estudo demonstraram ter um risco 50% maior de virem a sofrer um ataque cardíaco do que pessoas não infectadas.
 
A pesquisa foi conduzida por Matthew Freiberg, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

Alguns estudos demonstraram que a ativação crônica do sistema imunológico vinculada à infecção por HIV anterior ao tratamento com terapia antirretroviral parece causar a inflamação que aparentemente acelera o processo de envelhecimento e deixa a pessoa mais vulnerável a doenças associadas com o envelhecimento.
 
Um estudo publicado em julho pela Jama demonstrou que pessoas soropositivas têm duas vezes mais riscos de sofrer ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais em comparação com pessoas não infectadas. Os autores deste estudo vincularam este risco aumentado à inflamação das artérias.
Fonte: Terra

Related

Saúde 5464613095222735192

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item