Sebrae-SP promove ações na Semana do Microempreendedor Individual

"Quinta edição do evento será realizada entre 01 e 06/07 em todo o Estado".

Entre 1º e 6 de julho, o Sebrae-SP realiza a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que visa capacitar profissionais formalizados e incentivar trabalhadores que queiram sair da informalidade. O evento, que ocorre em todo o Brasil, tem como meta contribuir para a sustentabilidade desses negócios por meio da capacitação dos empresários.
No Vale do Ribeira, o Escritório Regional do Sebrae-SP vai realizar a oficina “SEI Controlar meu Dinheiro”, na segunda-feira, 01/07, a partir das 19 horas, em Registro. A ação visa capacitar o empreendedor individual já formalizado a melhorar a gestão dos negócios e aperfeiçoar os controles financeiros da atividade, com abordagem de temas como o controle de entradas e saídas de dinheiro (fluxo de caixa), a diferença entre as retiradas do empreendedor e o dinheiro da empresa, a previsão de recebimentos e pagamentos, entre outros.
Durante toda a semana, analistas e consultores do Escritório Regional também farão um atendimento dedicado exclusivamente aos microempreendedores individuais, na sede do ER em Registro, no período das 14 às 17 horas. “Vamos direcionar as orientações e consultorias para atender especialmente aos microempreendedores, esclarecendo dúvidas sobre o processo de formalização do MEI, como gerir o negócio, as obrigações fiscais, a organização dos documentos obrigatórios, entre outras dicas”, comenta a gerente regional, Cláudia Bilche.
O Vale do Ribeira totaliza, até o final do mês de maio, 5.671 Microempreendedores Individuais (MEIs) formalizados. O município de Registro lidera com 1.093 MEIs, seguido de Ilha Comprida com 756, Iguape com 575 e Cajati com 566 formalizações. Em todo o Estado, o Sebrae-SP já atendeu neste ano 140 mil MEIs paulistas, dos quais quatro mil participaram de seminários de aprimoramento técnico.
“Só formalizar o negócio não garante seu sucesso. É preciso que os empreendedores busquem capacitação para fortalecer a empresa. A concorrência é grande e só sobrevive no mercado quem estiver preparado para enfrentar os desafios”, afirma Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
Segundo projeções do Sebrae, o número de MEIs no Brasil ultrapassará a marca das micro e pequenas empresas (MPE) em 2014: serão 4,3 milhões de MEIs contra 4,2 milhões de MPEs. “O microempreendedor individual trouxe ao profissional autônomo a oportunidade de conquistar cidadania e regularizar gratuitamente seu pequeno negócio”, observa Caetano.
Criada em 2008, a Lei do Microempreendedor Individual permite que o trabalhador informal se legalize e passa a ter benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença e aposentadoria. Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. Algumas categorias que se enquadram no MEI: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, doceiras, pipoqueiros, costureiras, barbeiros, manicures, entre outros.
Serviço:
Semana do Microempreendedor Individual (MEI)
Oficina “SEI Controlar Meu Dinheiro”
Dia 1º de julho – 19 horas – ER-Sebrae-SP – Registro
Atendimento direcionado aos MEIs
De 01 a 06 de julho – 14 às 17 horas - ER-Sebrae-SP – Registro
(Av. José Antônio de Campos, 297, Centro)

Related

Notícias 847082776618161814

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item