I Festança Caiçara Em Pedrinhas, que onda, Que Festa De Arromba

Quem assistiu ao show de Erasmo Carlos na Vila de Pedrinhas na noite de sábado 26/10, teve a rara oportunidade de ouvir um dos maiores compositores brasileiros cantar o amor e a natureza – ali, no meio da natureza, na margem do Mar Pequeno, num cenário infinito de belezas naturais. Foi um casamento perfeito. No palco, Erasmo cantou seus 52 anos de estrada na celebração dos 22 anos de emancipação político administrativa da Ilha.  “Pela cara de vocês, a gente vê que aqui é um lugar maravilhoso. Agradeço ao carinho de todos desde que cheguei. Vocês moram num lugar maravilhoso, cuidem bem dele. Ele é um patrimônio”, disse Erasmo Carlos.
E a estrada musical do Tremendão foi um grande presente de aniversário para a Ilha. Erasmo desfilou grandes sucessos como Festa de Arromba, Gatinha Manhosa, Mulher e outras composições que marcaram gerações e gerações.  Na fila do gargarejo, o  prefeito Décio Ventura e a presidente do Fundo Social, Mara Ventura, acompanharam os grandes sucessos de Erasmo. Ventura afirmou que a Festança foi uma justa homenagem aos caiçaras que ensinam a todos – diariamente – que a vida é muito mais que acumular riquezas.” Os caiçaras nos mostram que a riqueza é a cultura, a sabedoria, o amor à natureza e o calor humano. É preciso valorizar essa rica cultura caiçara”, afirmou.
Para o público – caiçaras e visitantes – não poderia haver melhor presente de aniversário:”Quando eu ia imaginar assistir ao show do Erasmo Carlos aqui em Pedrinhas? Foi um sonho”, comemorou Ivone Paolucci, presidente da Associação dos Moradores da Vila. Do Rio de Janeiro, Keiko Iwane disse que adorou a festa.”Está tudo muito bonito”, elogiou.  De São Paulo, Miriam Milanelo também teceu elogios à Festança Caiçara:”Fiquei apaixonada pela festa. É um evento de qualidade e está lindo”. O caiçara Alex Machado, locutor da Ilha,  disse que se emocionou ao ver  a cultura caiçara como centro das atrações.” Esta festança foi perfeita como um relógio. É a cultura do futuro, é sabedoria, essa festa foi um combustível para a alma dos que aqui vieram”.

VILA CENOGRÁFICA ENCANTOU CAIÇARAS E VISITANTES
   
Repleta de atrações, I Festança Caiçara em Pedrinhas encantou as cerca de cinco  mil pessoas que a visitaram entre a sexta 25/10 e o domingo 28/10. Na vila cenográfica especialmente criada para mostrar toda a simplicidade e a riqueza das vilas caiçaras da Ilha, a Casa de Costumes foi sucesso de público e vendas. Milhares de cliques fotográficos registraram os caiçaras preparando deliciosos pratos no fogão a lenha, amassando o bolo de roda, queimando a farinha de mandioca e outras delícias da culinária caiçara. Houve vendas de  100% da produção. “Vendemos tudo o que trouxemos, as pessoas fizeram muitas perguntas sobre nossas tradições, acompanharam o preparo das massas e foi tudo maravilhoso”, disse Maria de Moraes Cavalcanti, responsável  pelo preparo de  diversas receitas caiçaras.
Na área gastronômica, deliciosos pratos com frutos do mar e ostras vendidas na margem do mar pequeno fizeram o sucesso da festa. Na tenda Maratayama, foi exposta com sucesso a lingüiça de peixe preparada pela futura cooperativa que trabalha na processadora municipal de pescado.  Na casa do artesão, a beleza e a delicadeza da arte caiçara. Nos palcos, danças, shows, apresentações artísticas e toda a riqueza cultural da gente do mar. No Mar Pequeno, esportes náuticos, banho de mar e lanchas chegando para a festa. Nas trilhas da Ilha, roteiros de observação de aves e o plantão dos jovens que fazem parte do projeto monitores mirins da Ong Crescer para o Futuro.

Related

Notícias 2164059190101633380

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item