Registro receberá Palavra Cantada e show inédito de Tiê no Festival de Arte para Crianças

Realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, o evento reunirá produções de destaque em diferentes linguagens artísticas, além de oficinas para os alunos da cidade e workshop para os professores.

De 8 a 13 de outubro, durante a semana do Dia das Crianças, o 6º Festival de Artes para Crianças reunirá em Registro espetáculos de destaque em diferentes linguagens, todos dedicados ao público infantil. Na programação destacam-se nomes como Tiê, em show inédito dedicado às crianças, e o Grupo Palavra Cantada, referência em produção de música infantil. Todas as atividades serão gratuitas. Entre os espetáculos do Festival estão o musical “Menino Lua”, com canções de Luiz Gonzaga, o infanto-juvenil “Cuidado: Garoto Apaixonado”, e “Dom Quixote e Sancho Pança, Viajando Pela Dança”, da Cisne Negro Cia. de Dança. O circo, com o “Caminhão Trapézio”, encerra o evento no domingo, 13/10.
Realizado anteriormente em Vinhedo e Salto, o evento do Governo do Estado de São Paulo chega a Registro com novidades. A edição investe nos alunos e professores, ganha espetáculos dedicados às escolas de terça a sexta, além de workshop para educadores e artistas e oficinas para as crianças. De sexta a domingo, 11 a 13/10, as apresentações gratuitas tomarão conta da cidade.
Os espetáculos serão apresentados no Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. e na Praça Beira Rio. Durante o evento os moradores ainda poderão se surpreender com uma contadora de histórias e um grafiteiro, que levarão a imaginação para os muros da cidade.
Música - O Grupo Palavra Cantada, criado em 2004 pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, destaque da música infantil, faz o primeiro show aberto a toda a cidade, na sexta-feira (11/10), às 20h30. No programa do show “Aventuras Musicais do Palavra Cantada” estão músicas como “Ciranda dos Bichos”, Pé com Pé”, “Quando eu era um peixinho”, Bolacha Água e Sal e Para Parar a Brincadeira”.
No sábado (12/10), Dia das Crianças, Tiê sobe ao palco com show inédito para o público infantil. A cantora apresenta um mix do que ouviu na infância e o que as filhas hoje escutam, com os sucessos “Plunct Plact Zum”, de Raul Seixas; “Piuí Abacaxi”, do Trem da Alegria; “Super Fantástico”, da A Turma do Balão Mágico e “Ciranda da Bailarina” e “História de Uma Gata”, músicas de Chico Buarque para o Musical Infantil “Os Saltimbancos”.
Teatro - A programação de teatro, com a curadoria de Dib Carneiro, conta com musical, teatro de animação, contação de histórias e um infanto-juvenil.
“A Menina Lia”, espetáculo de Fernanda Gama inspirado na obra Matilda, do inglês Roald Dahl abrirá o Festival na terça (08/10). Com temática ousada, a montagem coloca em cena uma menina que gosta de livros, para o desgosto dos pais que preferem a televisão. Os livros também estão presentes em “O Buraco do Muro”, de Sidnei Caria, com uma longa produção para as plateias infantis, desde a década de 80. O espetáculo conta a história de três crianças viciadas em tecnologia, que descobrem clássicos da literatura e o prazer pela leitura.
Com música ao vivo, “Menino Lua”, dirigido por Fernanda Maia, leva ao palco músicas de Luiz Gonzaga para contar a história do Menino Lua, que planeja acabar com a seca no Nordeste.
A Cia Dedo de Prosa levará a contação de histórias para o Festival com a obra “As Três Mulheres Sabidas”, que resgata contos da tradição oral britânica da Escócia e Irlanda. O espetáculo, dirigido por André Garolli e Luciana Viacava, tem como protagonistas mulheres sabidas, que figuram como verdadeiras heroínas.
O teatro de animação, “Circo das Coisas”, da Cia. Circo de Bonecos, com direção de Claudio Saltini, usa objetos banais para criar seus personagens. A técnica do Bunraku, quando o mesmo boneco é manipulado simultaneamente por várias pessoas em frente à plateia, pode ser vista em “Pés Descalços”, do Morpheus Teatro. A peça mostra a história de um menino da cidade grande que, com a imaginação, cria dentro de um tanque de areia, um mundo sem muros. Usando a mesma técnica, “Circos - A Nova Tournée”, da Cia de Bonecos, recria o maravilhoso mundo do circo.
Para o público infanto-juvenil, “Cuidado Garoto Apaixonado”, peça de Flávia Garrafa, baseada em best-seller homônimo de Toni Brandão, fala do primeiro amor sob o ponto de vista de um garoto. “As Mulheres do Sol e o Balão Mágico” integra circo, dança, teatro e esportes, com bailarinas superando os limites da gravidade em um balão.
Dança – A Cisne Negro Cia. de Dança apresentará a coreografia “Dom Quixote e Sancho Pança, Viajando Pela Dança”, uma releitura da obra de Miguel de Cervantes. No espetáculo, os personagens passeiam pelo Brasil, interpretando danças tradicionais.
A Magesto Cia de Dança chegará à cidade com um inflável para apresentar “Bananas.Comhumm”. Na encenação, os macacos Banana, Bananinha e Bananada exploram o mundo digital com a ajuda da tecno-fada “Bem Star”.
Circo – O caminhão trapézio encerrará o Festival no domingo às 17h. O espetáculo, que formou artistas que hoje integram grandes circos, como o Circo du Soleil, é encenado em uma estrutura única no mundo, vinda diretamente da França. O ponto de partida é um caminhão de 14 metros de altura por 22 metros de comprimento, que se transforma em um grande trapézio.
Workshops e oficinas
As crianças poderão participar ainda de oficinas gratuitas de percussão, danças urbanas, clown e vídeo reportagem, de terça (08/10) a sexta (11/10), no contraturno escolar. Serão oito turmas de 30 alunos, que apresentarão seus trabalhos para toda a cidade no palco principal do Festival, no sábado (12/10).
Os professores e artistas também podem se inscrever nos workshops de teatro, música, dança, literatura, artes plásticas e patrimônio histórico. São duas palestras com 1h30 de duração por noite, também de terça (08/10) a sexta (11/10).
 
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (08.10)
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro
10h e 14h30 - “A Menina Lia”, da Cia do Fubá
 
Quarta-feira (09.10)
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro
10h e às 14h30 - “O Buraco do Muro”, do Grupo Maracujá Laboratório de Artes
 
Quinta-feira (10.10)
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro
10h e 14h30 - “Pés Descalços”, do Morpheus Teatro
 
Sexta-feira (11.10)
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro
10h e às 14h - “As três mulheres sabidas”, da Cia Dedo de Prosa
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro – área aberta
20h - Abertura Oficial
20h30 - Show Palavra Cantada
 
Sábado (12.10)
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro
10h - Apresentação dos alunos das oficinas
14h - “Circo de Coisas”, da Cia Circo de Bonecos
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Galpão
11h30 - Apresentação dos vídeos das oficinas - Galpão
Praça Beira Rio
12h - “Bananas.comhumm”, da Magesto Cia. De Dança
15h30 - “Bananas.comhumm”, da Magesto Cia. De Dança
16h30 - "As mulheres do Sol e o Balão Mágico"
19h - “Bananas.comhumm”, da Magesto Cia. De Dança
Rua
17h - “Circus - A nova tournée”, da Cia Circo de Bonecos
18h – “Histórias e Grafite”
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. - Teatro - área aberta
20h - Tiê
 
Domingo (13.10)
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Teatro
10h - “Dom Quixote e Sancho Pança, Viajando Pela Dança”, da Cisne Negro Cia. de Dança 15h - Cuidado: Garoto Apaixonado!
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. – Galpão
11h - “Menino Lua”, do Teatro do Bardo
14h - “Menino Lua”, do Teatro do Bardo
Praça Beira Rio
17h – Caminhão Trapézio, do Picadeiro Circo Escola
6º Festival de Arte para Crianças - Registro
Realização: Governo do Estado de São Paulo
Execução: APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte
Co -realização : Prefeitura de Registro
Datas: de terça a domingo (08 a 13.10)
Locais:
Complexo Educacional e Cultural K.K.K.K. (Rua Miguel Aby-Azar, 153)
Praça Beira Rio
Caminhão Trapézio
Ingressos: Gratuitos. Para os espetáculos no teatro e galpão é necessária a retirada de ingressos dos espetáculos com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro. Serão distribuídos no máximo dois ingressos para cada pessoa.

Os espetáculos teatrais apresentados de terça (08/10) a sexta-feira (11/10) são voltados às escolas.
Oficinas para os alunos das escolas
Data: De terça a sexta (08 a 11/10)
Horários: Turmas às 10h e às 14h
Workshops para educadores
Data: De terça a sexta (08 a 11/10)
Horários: às 19h

Related

Notícias 5805943934874840604

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item