Se Liga na Rede beneficiará mais de 2,1 mil famílias no Vale do Ribeira

"Por meio do programa, reforma interna necessária à conexão do imóvel à rede de esgoto é feita de graça para famílias com renda até três salários mínimos".

Até o final de 2014, mais de 2,1 mil famílias do Vale do Ribeira terão suas casas conectadas à rede coletora de esgotos através do Se Liga na Rede, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e da Sabesp destinada a executar, de graça, a reforma interna necessária na residência de quem tem renda mensal de até três salários mínimos.
Desde que o programa foi iniciado na região, em abril deste ano, 165 ligações de esgoto já foram concretizadas: 90 em Cajati, 62 em Cananeia e 13 na Ilha Comprida. No momento, os trabalhos prosseguem com obras nas três cidades e visitas domiciliares em Itariri e Miracatu. No total, até agora, 440 famílias do Vale do Ribeira já formalizaram sua adesão ao Se Liga na Rede.

Em cada bairro, as casas selecionadas são visitadas por funcionários de uma empresa contratada, que apresentam a iniciativa e explicam os benefícios da ligação de esgoto. Com a assinatura de um Termo de Adesão, a obra é agendada e executada. Ao final, a casa é entregue para a família em condições iguais ou melhores.
 
A medida, adotada nas residências que já têm a rede coletora instalada na rua, contribui para a qualidade da vida dos moradores e a despoluição de rios e córregos, pois o esgoto deixa de ser lançado in natura nos corpos d’água. 
“O serviço foi muito bem feito, ficou tudo bem mais limpo e acabou o cheiro ruim”, comemora dona Noêmia Cardoso, uma das primeiras moradoras beneficiadas em Cajati. Antes da obra do Se Liga na Rede, o esgoto era despejado nos fundos de sua casa, localizada à Rua Opala, no Bairro Inhuguvira, e descia pelo mato até o córrego Cachoeirinha, que passa atrás. “O cheiro era muito forte, entrava pela cozinha e se espalhava pela casa toda. Dava até vergonha de receber visita”, lembra.
 
“Tiraram o esgoto do rio aqui atrás e isso foi muito bom”, comenta Oziel Floriano, também residente na Rua Opala, em Cajati. Segundo ele, a reforma em sua casa foi bem rápida, durou apenas um dia e meio, e acabou de vez com o problema que tanto incomodava sua família.
Logo que o programa começou na região, os moradores recebiam com certa desconfiança a visita dos agentes do Se Liga na Rede. Mas agora a receptividade tem sido muito boa. “Nós nos apresentamos bem identificados e a maioria já ouviu falar do programa”, conta Naira Nunes dos Santos, funcionária da empresa contratada pela Sabesp, que atualmente realiza a etapa de visitas em Itariri e Miracatu. “Quando iniciamos visitas em um bairro, um vizinho conta para o outro e logo todo mundo fica sabendo do nosso trabalho”, explica.
Além do boca-a-boca, o Se Liga na Rede tem sido divulgado no Vale do Ribeira por meio de avisos em emissoras de rádio das cidades atendidas e também por notícias publicadas em jornais de abrangência regional e na internet.
A meta do programa no Vale do Ribeira é conectar 2.105 residências à rede de esgotos até o final de 2014, beneficiando mais de 8 mil pessoas. Para isso, o Governo do Estado e a Sabesp estão investindo R$ 4,1 milhões.

Related

Notícias 6337114783307396675

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item