CEFORH/CONSAÚDE inicia projeto “Caminhos do Cuidado” no Vale do Ribeira com duas aulas inaugurais

Em acordo com as diretrizes nacionais de saúde, o Centro Formador de Recursos Humanos irá complementar os conhecimentos dos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem do Estratégia Saúde da família (ESF) na região. A abordagem consiste na área de saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, saindo da abordagem convencional de exclusão social ou mesmo falta de convívio coletivo.
Esta semana ocorreram as aulas inaugurais das classes descentralizadas nas cidades de Ilha Comprida e Registro, sendo esta a primeira instalada do gênero no estado de São Paulo. As aulas ocorreram, respectivamente, dias 30 de outubro e 1º de novembro. As duas primeiras turmas iniciaram as atividades com 20 alunos cada, e terão a duração de 5 semanas, com 1 aula semanal (8hs), totalizando 40 horas, e 20hs práticas profissionais, com duração de no máximo 2 meses. Segundo a direção da escola, a meta é atingir todos os municípios do Vale do Ribeira e integrantes do CONSAÚDE, com classes descentralizadas como no caso de Ilha Comprida e Registro.
O objetivo do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFORH/CONSAÚDE), instituição que coordenará o projeto na região, tem como base melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde, tendo em vista que um dos maiores problemas do uso dessas drogas e seu comércio recai diretamente na morte de milhões de jovens no mundo.
'No caso específico do uso prejudicial de drogas, e do enfrentamento ao Crack, álcool e outras drogas o curso pretende sensibilizar Agentes Comunitários de Saúde e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem para que reconheçam o seu papel de promover a inclusão das pessoas, (…)' para atuarem no reconhecimento das situações problemáticas no seu território, no acolhimento dos usuários, na mobilização e articulação da rede de atenção e comunitária” - fonte site do projeto no endereço http://www.caminhosdocuidado.org/.
Esta ação se insere no eixo do cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e coordenação da Casa Civil.
 
Aulas inaugurais nas cidades de Ilha Comprida e Registro
Colaboração da Assessoria de Imprensa PMR
Cerca de 20 agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família dos dois municípios participaram das duas primeiras aulas do Projeto Caminhos do Cuidado.
Todos os alunos que passarem pelo treinamento servirão como multiplicadores, levando o conhecimento adquirido para serem trabalhados junto as comunidades. O CEFORH/CONSAÚDE tem a meta de levar o curso a todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Atenção Básica no Vale do Ribeira.
“Muitas vezes não sabemos como abordar um usuário e com este curso aprendemos novas formas de proceder com este trabalho (...), sem quebrar o elo de confiança e o vínculo que o usuário do serviço tem e oferecendo um suporte maior para família”, disse Ana Paula Luz, agente comunitária de saúde da UBS III – Registro B.
O Projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, pactuado com o Governo do Estado em conjunto com a Fiocruz (RJ) e o Grupo Hospitalar Conceição (RS), está sendo gerenciado na região pelo Centro Formador de Recursos Humanos, escola técnica integrante do CONSAÚDE, e tem nos órgãos municipais de saúde seus grandes parceiros, como foi o caso das Secretarias Municipais de Saúde da Ilha Comprida e Registro.

Related

Saúde 8928362011557665770

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item