Governo propõe elevar em um ponto repasse ao fundo dos municípios


"Pela proposta, repasse ao FPM passaria dos atuais 23,5% para 24,5%.
Confederação de municípios diz que percentual ainda tem de ser negociado".

A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República informou na noite desta quinta-feira (3) que o governo federal propôs à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aumento de um ponto percentual no repasse ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), passando dos atuais 23,5% para 24,5%. Os prefeitos reivindicam aumento de dois pontos (para 25,5%). A entidade dos prefeitos afirma que ainda é preciso negociar a proposta.
Os fundos de participação são formados por parcela dos recursos que a União arrecada com o Imposto de Renda e o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Atualmente, 21,5% da arrecadação com esses tributos vai para o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Distrito Federal. Outros 23,5% são destinados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).Atualmente, duas propostas de emenda à Constituição (PECs) tramitam no Congresso Nacional e tratam do aumento do repasse do FPM pela União.
Os recursos do fundo, argumentam os prefeitos, representam fatia significativa do orçamento da maioria das prefeituras brasileiras.
"O governo federal tem dialogado com as lideranças representativas de prefeitas e prefeitos sobre a necessidade de fortalecer as finanças dos municípios. Nesse contexto, depois de vários encontros com a entidade coordenadora da Marcha dos Prefeitos, o governo comunicou à CNM [Confederação Nacional dos Municípios] a disposição de majorar o percentual de participação do FPM em um ponto percentual", informou a secretaria.
Ainda de acordo com a secretaria, a proposta que o governo apresentou aos municípios foi de reajustar o FPM em duas parcelas de meio ponto percentual – a primeira em 2015 e a segunda, em 2016. O Palácio do Planalto informou ainda que a expectativa com o reajuste é de que os municípios recebam, aproximadamente R$ 3,8 bilhões a mais com o aumento de um ponto percentual.
Segundo a secretaria, o governo federal fará um esforço junto ao Legislativo para que haja consenso entre os parlamentares para aprovar o percentual sugerido nesta quinta-feira.

Fonte: Globo.com

Related

Política 1899337816017369262

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item