Gravações do avião que caiu em Paraty não revelam anormalidade

Foto:Reprodução
Uma análise preliminar dos dados do gravador de voz do avião que caiu em Paraty não apontou anormalidades nos sistemas do bimotor. Antes da queda em que morreram o ministro do Supremo Teori Zavascki e mais quatro pessoas, o piloto tentou pousar duas vezes.

Os destroços do avião foram levados de carreta de Angra dos Reis para a Base Aérea do Galeão. Uma viagem de 150 quilômetros. Na tarde desta terça-feira (24), em Paraty, agentes do Cenipa encontraram partes das hélices e o que restou de uma das asas do avião

Em Brasília, no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, os militares estão tratando o áudio tirado do gravador de voz e fazendo a transcrição. O gravador precisou ser recuperado. Por causa da água do mar, um cabo foi danificado e teve de ser substituído. Depois foi possível baixar as informações da memória, com equipamentos e programas do fabricante do gravador.

Tem o chip da memória e existem quatro canais de áudio: um do piloto, outro do copiloto, um canal da cabine e o quarto do comissário de voo. Mas neste caso, o piloto era o único no comando do avião. O gravador registra os últimos 30 minutos do voo. Todos estão preservados.
De acordo com a Força Aérea, "em uma análise preliminar, os dados extraídos não apontam qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave”.

Na hora do acidente o teto em Paraty era de 60 metros. Teto é a distância entre o solo e as nuvens. E 60 metros, segundo os investigadores ouvidos pela TV Globo, é uma distância tão pequena que pode ter provocado desorientação espacial no piloto.

É que também diz um especialista em investigação de acidentes aéreos. “A base das nuvens a 60 metros ela é objetiva, não adianta querer contrariar, não adianta o piloto conhecer, porque ele pode até saber que não vai bater no morro, mas o que vai acontecer com seus sentidos de orientação é imprevisível. E ele na tentativa de buscar, se ele perde o ponto, ele tem que voltar de novo, e ele tem que estar vendo. Então, ele tem que planejar essa aproximação e tem que saber reconhecer: ‘a partir daqui eu não posso ir’“, explica Luiz Alberto Bohrer, tenente-coronel da reserva da Aeronáutica.

Segundo as gravações, o piloto fez duas tentativas de pouso. Na primeira ele chegou a dizer para um outro piloto que, por causa do mau tempo, entraria no setor eco, que significa uma curva para o leste.

Na segunda tentativa - a última fala da gravação - o piloto diz "Tô na final", expressão usada durante o procedimento de pouso, quando o avião já está perto da pista. Logo em seguida, o gravador registrou o barulho da colisão da asa do avião com a água.

A gravação não aponta nenhum sinal de pânico do piloto durante o voo nem pedido de socorro ou alarme sonoro. O piloto também não relata problemas na aeronave.

No áudio do gravador de voz, há muitos momentos de silêncio do piloto. Também há conversas entre ele e pilotos de outras aeronaves que voavam na região.

Além da voz do piloto e das conversas dele, o gravador também registra os ruídos do avião. Por isso, os técnicos do Cenipa também precisam limpar o áudio e analisar a fundo o som ambiente da cabine. São informações de equipamentos do avião que podem ajudar a descobrir o que aconteceu.

“Nós analisamos sons diferentes do tipo... onde a gente possa identificar, como por exemplo, hipoteticamente falando, o baixamento de um trem de pouso, a aplicação de algum grau de flap ou algum outro equipamento aerodinâmico da aeronave. A gente faz uma análise minuciosa, de forma que a gente possa corroborar com a investigação”, diz o chefe da Divisão de Operações do Cenipa, coronel Marcelo Moreno.
Fonte:G1

Related

Notícias 6687061700871583166

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item