Do amargo ao vegano, lojas oferecem chocolates para todos os gostos

Foto:Reprodução
Com o feriado da Páscoa chegando e as lojas exibindo em suas vitrines os mais variados tipos de ovos de chocolate, que vão desde os recheados aos que têm brindes e bombons, surge a dúvida no consumidor: Qual escolher? Qual o mais nutritivo? Qual possui maior quantidade de cacau? Quais são os principais benefícios e malefícios de cada tipo?

O Brasil está entre os três países que mais produzem e consomem chocolate no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha. Entre os tipos mais procurados e encontrados pelos consumidores nas lojas estão o amargo, meio amargo, ao leite e branco. 

De todos os tipos, para todos os gostos

O chocolate amargo é o campeão em se tratando da quantidade de cacau na composição, chegando a 80%. Menos doce e gorduroso entre todos os tipos, contém pouco açúcar e possui a tonalidade mais escura.

O amargo é sempre um dos mais indicados para quem não tem a intenção de adquirir aqueles quilos indesejáveis nessa época do ano, além de diminuir o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Porém, vale lembrar que ele só se torna nutritivo se for consumido de forma moderada, de dois a três quadradinhos por dia (até 30 gramas).

O tipo meio amargo já é uma opção para quem dá preferência a um sabor levemente adocicado, contendo um pouco mais de açúcar em comparação com o primeiro tipo citado. Ele tem 50% de cacau e é benéfico a saúde, sendo rico em antioxidantes e diminuindo o risco de doenças cardíacas. Seu consumo também estimula o sistema nervoso central e dá sensação de bem-estar por meio da liberação da serotonina.

Já para aqueles que preferem um chocolate mais cremoso, a opção sem dúvidas é o ao leite. Com a presença de 20% a 40% de cacau em sua composição, é o tipo mais consumido no País. O chocolate também é conhecido por ser um pouco mais gorduroso, por conter mais leite, açúcar e também a manteiga de cacau. 

Mais gorduroso e doce em comparação com os outros tipos, o chocolate branco possui em sua composição ingredientes como a manteiga de cacau e leite. Tem maior quantidade de açúcar em relação aos demais e não tem cafeína, 

Há também o chocolate diet que, ao invés de açúcar em sua composição, utiliza adoçantes como a sacarina. Indicado geralmente para quem possui diabetes, esse tipo de produto costuma ser muito mais calórico que o tradicional chocolate ao leite. 

Diferentes

Além dos tipos básicos, as lojas têm investido em sabores diferentes de chocolate, que vão desde os belgas, com frutas, até os tipos considerados mais saudáveis. 

Entre os mais consumidos por quem não abre mão de um doce, mas que deseja algo mais saudável, a opção é a alfarroba, que, na realidade, por não ter cacau, é um substituto do chocolate.

Com cor similar e apenas 0,7% de gordura, a alfarroba é uma alternativa para as pessoas intolerantes à lactose ou aos celíacos, além de ser rica em fibras, sem açúcar e cafeína.  

A alfarroba é uma vagem que, após torrada e moída, é utilizada no lugar do cacau. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, em barras, bombons, pó, e, na Páscoa, no formato de ovos.

Há ainda os chocolates veganos, que não têm leite. Uma nova opção para aqueles que possuem intolerância à lactose, esse tipo de produto tem quantidade reduzida de açúcar, gorduras e é muito mais nutritivo.

Valor nutricional

As quantidades de nutrientes e de benefícios em cada tipo de chocolate podem ser notadas na comparação entre porções de cada tipo. 

Enquanto um tablete de 30 gramas de chocolate ao leite possui 162 kcal, um do mesmo tamanho de chocolate amargo apresenta um valor um pouco menor de 150 kcal. 

Mas, o destaque como menos calórico é o chocolate amargo, que tem 136 kcal em uma porção de 25 gramas. 

Por ser rico em açúcar, gordura e manteiga de cacau, o branco é o tipo menos recomendado para quem prefere algo mais saudável. Em uma porção de 30 gramas de chocolate estão contidas cerca de 170 kcal.
Fonte:A Tribuna

Related

Saúde 7795040018499269145

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item