Legado das Águas e Prefeitura de Juquiá realizam 1ª Semana do Meio Ambiente

Reprodução

"Programação gratuita visa fortalecer o engajamento da comunidade no cuidado e conservação da biodiversidade do Vale do Ribeira".

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, em parceria com Prefeitura de Juquiá/SP, realiza, dos dias 5 a 9 de junho, na Vila Olímpica Dondinho, a 1ª Semana do Meio Ambiente. A programação terá atividades e atrações gratuitas ligadas ao tema como palestras, shows, exposição fotográfica, doação e plantio de mudas da Mata Atlântica, encontro de bike e pedalada ecológica. 

Reconhecido nacionalmente pela atuação na conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica, o Legado das Águas, mantido pela Votorantim, compartilha com a comunidade de Juquiá e região do Vale do Ribeira, ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído para apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do Brasil. O evento é aberto ao público em geral, e as ações são voltadas para estudantes das redes municipais, estaduais e privadas, contando também com a presença de representantes dos municípios de Miracatu e Juquitiba.

A programação tem início na segunda-feira (5), com uma coleta itinerante de embalagens de defensivos agrícolas. Já no segundo dia, o fotógrafo da National Geographic, Luciano Candisani, lança a exposição fotográfica “Floresta Viva”, uma oportunidade para comunidade conhecer as espécies da Mata Atlântica registradas no Legado das Águas. A exposição permanecerá durante o dia todo no Centro de convivência dos Idosos (CCI) de Juquiá.

Ainda no segundo dia, acontece apresentação musical e inicia-se o ciclo de palestras que conta com a presença de representantes do Instituto Butantan, Instituto Manacá, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, Núcleo Municipal de Zoonoses, Sabesp, Núcleo OZ e membros do Legado das Águas. As apresentações musicais e palestras serão realizadas na Vila Olímpica Dondinho, localizada na Estrada Juquiá.

Na quinta-feira (8), o viveiro de mudas da Mata Atlântica do Legado das Águas, fará a doação de trinta mudas para plantio que será realizado com os alunos da APAE e da rede municipal de ensino de Juquiá, totalizando a participação de 60 alunos. Neste mesmo dia acontece a pedalada ecológica, incentivando o uso de meios de transporte alternativos, com bicicletas.

As ações da 1ª Semana do Meio Ambiente encerram com atividades lúdicas desenvolvidas com os alunos das redes de ensino municipais, estaduais e privadas com o tema “A importância da preservação ambiental para conservação da biodiversidade”.


Programação


O ciclo de palestras, apresentações musicais e o ponto de encontro para a pedalada ecológica acontecem na Vila Olímpica Dondinho, localizada à Rua Professor Osvaldo Florêncio, 600, na Vila Florindo, em Juquiá.


5 de junho


- Coleta Itinerante de embalagens de defensivos agrícolas, das 8 às 12, em Juquiá.


6 de junho


- Palestra “Orquídeas como instrumento para conservação ambiental”, com Luciano Zandoná do Legado das Águas, das 9 às 10h;

- Palestra “Recursos Naturais”, com Thiago Nicoliello do Legado das Águas, das 10h30 às 11h30;

- Palestra “Serpentes – Cuidado em campo”, com Giuseppe Puorto do Instituto Butantan, das 14 às 15h;

- Palestra “As antas e a Mata Atlântica”, com Mariana Landis do Instituto Manacá; das 15h30 às 16h30;

- Lançamento da Exposição Fotográfica “Floresta Viva”, com a presença do fotógrafo Luciano Candisani, a partir das 17h;

- Show da banda Batucajé do Vale, a partir das 19h;


7 de junho


- Bate Papo Ambiental com as mães de alunos dos Centros de Educação Infantil de Juquiá, das 9h às 10h30

- Apresentação artística: Banda a Última Estação, das 14h00 às 15h00;

- Palestra “Onças na região do Vale do Ribeira e sua importância no Ecossistema”, com Dr. Beatriz Beisiegel, do ICMBIO, das 15h30 às 16h30;


8 de junho


- Plantio de Árvores, ação com os alunos da Apae, das 8h30 às 9h30;

- Palestra “Meio Ambiente Urbano – cães e gatos abandonados”, com Fernanda Nardino, do Núcleo de Zoonoses de Juquiá, das 10 às 11h;

- Palestra “Sistema de Água e Esgoto de Juquiá”, com Felipe Belvior, da Sabesp;

- Palestra “Melhorias de qualidade de vida em uma Juquiá Sustentável”, com Leonardo Aguiar e Heloísa Antunes do Núcleo OZ, das 14 às 15h;

- Encontro de Bike e Pedalada Ecológica, das 19 às 21h;


9 de junho


- Apresentação do Projeto Interação Poética junto às atividades desenvolvidas pelos alunos das redes de ensino municipais, estaduais e privadas com o tema “A importância da preservação ambiental para conservação da biodiversidade”, das 8 às 11h.

Related

Notícias 3422245394901314767

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item