Mais segurança contra falsificações: novo CNH passará a ter QR Code a partir de maio

Foto:Reprodução
Na tentativa de iniciar uma aparente tendência de modernização dos documentos emitidos no Brasil, chegou a vez do 'DENATRAN' (Departamento Nacional de Trânsito) em parceria com o Ministérios das Cidades apresentar uma nova solução para um problema antigo que atingia o setor de trânsito nacional, a falsificação da carteira de motorista.

Para evitar fraudes, todas as CNHs emitidas a partir deste mês virão estampadas com um QR Code especial no verso do documento. Esse código pode ser escaneado através dos smartphones garantindo a autenticidade do documento.

A novidade foi apresentada oficialmente nesta terça-feira (9), e serve como uma medida extra de segurança para as autoridades. Na suspeita de fraudes, basta ler o código disponível no documento.

O novo modelo oficial de CNH já está valendo desde o dia 1 de maio de 2017, segundo os dados do Departamento Nacional de Trânsito já forma emitidas mais de 300 mil carteiras no novo padrão.

Para verificar a autenticidade dos documento, basta baixar o app 'Lince' para conseguir ler o QR Code com sucesso. O aplicativo está disponível tanto para Android como para iOS. Sendo assim, todo mundo pode conferir, por exemplo, a sua foto e outras informações cadastradas no banco de dados do DENATRAN para confirmar se está tudo OK com o documento.

Vale destacar que todo o processo para a criação do novo padrão de segurança foi desenvolvido em software livre. Em relação a aplicação de taxas extras ou aumento de preço da licença, o diretor do DENATRAN declarou que não existe nenhuma razão especial para qualquer tipo de cobrança extra para os interessados em tirar o CNH. Porém, é importante lembrar que a emissão da carteira de motorista é estadual, sendo assim, cada estado pode regulamentar a mudança de uma forma diferente.

O objetivo do Departamento de Trânsito é converter em até 5 anos quase 100% das carteiras de motoristas para o novo padrão mais seguro.

Gostou da novidade? Só nos resta ficar na torcida para que a mudança não venha com cobranças extras para o bolso dos motoristas.
Fonte:Tudo Celular

Related

Notícias 6370044847524212112

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item