A combinação de alimentação saudável com exercícios resulta em qualidade de vida

Foto:Reprodução
Durante mais de uma hora, o médico Drauzio Varella falou para cerca de 500 pessoas sobre a necessidade de adotar bons hábitos para ter uma vida melhor

A famosa “comida da vovó”, composta por arroz, feijão, carne e salada, prática de exercícios e nada de excessos, são alguns dos sábios conselhos que o médico e palestrante Drauzio Varella deu durante sua palestra “Atitudes saudáveis para uma vida mais produtiva”, na última quarta-feira, em Balneário Camboriú. Organizada pelo Instituto de Educação Corporativa (IEDUC), de Blumenau, com o apoio das associações empresariais da região, CDLs, Secovi e Sinduscon, a palestra foi assistida por mais de 500 pessoas. No ano passado, o IEDUC já havia trazido Mario Cortella e foi o mesmo sucesso. O IEDUC tem por objetivo trazer para a região cursos e palestras que se transformam em conhecimento tanto para o mundo corporativo quanto para a vida pessoal.

Varella é enfático ao afirmar que não há segredos para ter uma vida mais saudável. Quando ele fala da “comida da vovó”, quer dizer comer coisas mais saudáveis. Antigamente, usava-se banha de porco para fazer a comida e ingredientes mais naturais. Com a modernidade, os alimentos industrializados ganharam as prateleiras dos supermercados e, por sua praticidade, boa parte da população consome esse tipo de comida. A comida industrializada é considerada a grande vilã da epidemia de pessoas obesas no mundo e o aumento no número de pessoas portadoras de diabetes e outras doenças. “Nossa alimentação tem que ser composta na maioria por alimentos que temos que descascar para comer. São frutas e verduras. Porém, com as frutas temos que ter cuidado devido à frutose”, avisa.

Além da alimentação saudável, Varella insiste na prática do exercício físico. Ele mesmo é um atleta, acorda todos os dias às 5h para fazer a sua corrida matinal. “Eu acordo bem cedo para fazer exercício porque trabalho de 10 a 12 horas por dia. Se deixar para o fim do dia, não vou ter disposição”, explica. Varella levou o público as risadas ao falar que se for esperar ter vontade nunca se começa a prática do exercício físico. “Todo dia você vai ter uma desculpa diferente. Um dia vai dizer que trabalhou demais e merece descansar, no outro está com dor de cabeça, no outro está muito frio, e por aí vai. Tem que levantar, quando o despertador tocar, e já colocar a roupa. Depois de alguns dias, a pessoa começa a notar os benefícios. Um deles é a sensação de bem estar, resultado da produção de endorfina.”

Drauzio é autor de 15 livros, entre eles “Palavra de Médico”, publicado em 2016, “Estação Carandiru”, de 1999 ganhador do Prêmio Jabuti de 2000, “Correr”, de 2015, e o último, lançado esse ano, “Prisioneiras”, o médico discorre com facilidade sobre qualquer assunto que possa contribuir com melhoria de vida das pessoas. Não por acaso, é considerado uma sumidade na área de saúde.

Apesar da formação como oncologista, foi um dos pioneiros no tratamento de AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, quando ninguém queria falar sobre o assunto, iniciou campanhas com o objetivo de esclarecer a população sobre a prevenção. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo. Suas experiências nas casas de detenção serviram de terreno fértil para a composição dos livros “Estação Carandiru”, “Carcereiros”, de 2012, e o mais recentes “Prisioneiras”.
Fonte:SEGS

Related

Saúde 2405343204162303126

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item