Câmara Técnica do Codivar fortalece setor agrícola do Vale do Ribeira e Litoral Sul


A Câmara Técnica da Agricultura do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar) realizou na última quinta-feira (21) a sua primeira reunião na sede do órgão, em Juquiá. O principal objetivo do encontro foi realizar um levantamento das cooperativas atuantes na região e quais produtos têm disponíveis para inclusão nos editais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes da educação básica pública. “A ideia é abrir as portas para que os agricultores do Vale do Ribeira e Litoral Sul tenham a oportunidade de oferecer os seus produtos de alta qualidade para a merenda escolar das unidades da nossa região”, afirmou o presidente do Codivar e prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB).

Participaram do encontro o superintendente do Codivar, Wilber Rossini, e os prefeitos Ezigomar Pessoa (Miracatu), Luciano Polaczek Neto (Apiaí), Janete Sarti (Barra do Chapéu) e Frederico Dias Batista (Itaoca).

APTA – Durante a Câmara da Agricultura também foi abordada a implantação de agenda para transferência de tecnologia pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Unidade Vale do Ribeira, representada pelo pesquisador e diretor Erval Rafael Damatto Junior e do pesquisador Antônio Fernando Gervásio Leonardo.

A APTA definiu que irá apoiar transferência de tecnologia por meio de uma ação inovadora com as cooperativas locais e assessorias técnicas das prefeituras, discutindo renovação dos bananais e diversificação da agricultura regional. O órgão da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento trabalha com cinco eixos: banana, pupunha, peixes, búfalo e plantas ornamentais.

PRÓXIMO ENCONTRO – A próxima reunião da Câmara Temática da Agricultura será em Apiaí, no dia 29 de novembro. Em pauta, a união das tecnologias disponíveis da APTA Vale do Ribeira com APTA de Itapeva, bem como a realização de uma visita técnica para avaliação da reativação da agroindústria de enlatados localizada em Apiaí.

Durante o encontro também haverá palestra da gestora de Segurança Alimentar e do Banco de Alimentos da Prefeitura de Itanhaém, Luciana Melo, que abordará a legislação vigente referente às vantagens das feiras de agricultura familiar, PAA Municipal e outras ferramentas de fomentam a agricultura local.

Related

Notícias 5523654147428746584

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item