14ª EXPOJUQUIÁ supera expectativas e é recorde de público.


“Mais de 50 mil pessoas prestigiaram a maior Feira temática do Vale do Ribeira”.

Entre os dias 13 a 16 de setembro, Juquiá mais uma vez foi palco da grandiosa ExpoJuquiá, um espetáculo considerado um dos maiores eventos temáticos. A feira da pupunha, agronegócio e gastronomia regional, gerou oportunidades, investimentos, negócios e conhecimentos. Oficialmente incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, com uma estrutura de 2.850 metros quadrados, a ExpoJuquiá é composta por praça de alimentação, tenda musical, arena, arquibancada, camarote, palco, parque de diversões, estandes de exposições e espaço Workshop. Em sua 14ª edição, o evento desponta como um dos maiores e mais importantes do Brasil. Realizada no centro de eventos Ismael Jaze, o evento reuniu, autoridades, profissionais de vários segmentos, formadores de opinião, munícipes e turistas. O Público estimado durante todo o evento foi de mais de 50 mil pessoas. Além do palco principal, a festa contou com o “Palco 2”, um espaço pensado para garantir o entretenimento do público da festa das 20h até a hora do Show principal no Palco 1, neste espaço passaram atrações locais e Regionais.


Uma ampla área possibilitou a demonstração de diversos produtos dos gêneros agropecuários, entre equipamentos, implementos, insumos e indústria, além da importante participação da Aciaju (Associação Comercial de Juquiá) e do Sebrae-SP, impulsionando negócios, parcerias, investimentos, oferecendo informação, capacitação e novas oportunidades.

O tradicional evento contou com diversas apresentações culturais, shows, exposições de artesanato, parque de diversões e praça de alimentação. Diversas palestras foram ministradas durante o evento. A gastronomia ficou por conta do Fundo Social de Solidariedade, representado pela primeira-dama Laumar Soares, que marcou presença com a equipe do Fundo social e voluntariados, onde apresentaram a culinária de iguarias preparadas do palmito pupunha.


No dia 13 de setembro, foi realizada a abertura oficial da festa com inúmeras atividades técnicas e culturais. Pela manhã aconteceu o 5º Encontro do Jovem Agricultor do Futuro, uma ação realizada pelo Convênio entre os Sindicatos Rurais Patronais do Vale do Ribeira, FAESP e SENAR em parceria com a Prefeitura Municipal de Juquiá, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento contou com a participação de aproximadamente 250 jovens das cidades Juquiá, Miracatu, Pedro de Toledo, Registro, Sete Barras e Jacupiranga, onde realizaram ao longo do dia atividades integrativas, palestras, uma apresentação teatral com o grupo "CAIXA PRETA", e ainda o plantio de Ipês, representando os sindicatos patronais da região. A noite no palco principal, com uma estrutura digna para grandes espetáculos, o Grupo Ministério de Música Jesus, e a cantora gospel Nívea Soares, emocionaram a todos os presentes com louvores e orações.


Dando sequência, no dia 14/09, mais eventos técnicos com o 8º Seminário Estadual do Palmito Pupunha, dentre os temas abordados nas palestras: Manejo Inteligente de Doenças da Pupunheira (Profº Dr. Wilson S. Moraes - Apta Vale do Ribeira); Controle de Plantas daninhas na Cultura da Pupunha (Profª Drª Elza Alves Correa UNESP/REGISTRO); Licenciamento Ambiental (Geraldo do Amaral Filho Diretor CETESB); Mercado

Institucional Venda ao Governo (Luiz Bambini); Startup Agrícola (Jardel Jose Busarello Gerente SEBRAE); Adubação Calagem e Nutrição da Pupunheira (Profº Drº Danilo Eduardo Rozana UNESP/REGISTRO); Palestra da Investe SP, sobre como atrair investimentos para o estado e a capacitação para as empresas para exportação (Paulo Brusqui, Coordenador da Investe SP), além do Lançamento do Livro “Palmito Pupunha do Plantio à Colheita” APUVALE.

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Rafael Guimarães, não há dúvida que o seminário deste ano, proporcionou uma grande rede de interação entre produtores, empresários, fábricas, acadêmicos, estudantes, gestores públicos e sociedade civil, que consequentemente potencializa toda cadeia produtiva do palmito pupunha.


Durante a tarde, aconteceu a Assembleia de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (CODIVAR), que faz parte da programação da 14ª ExpoJuquiá. Já a noite contou com Shows dos Sertanejos Regionais, Daniel & Jorge Lucca e Matheus Henrique & Gabriel, que fizeram a galera tirar o pé do chão.

O sábado 15/09, foi um dia de aprender com o Encontro da Agricultura Familiar com diversas palestras como: Café no Vale do Ribeira: Principais Técnicas de Manejo (Profº Dsc Alex Mendonça Carvalho UNESP/REGISTRO); Painel de Crédito Rural: Linha de Financiamento Agrícola (Instituições Financeiras); Sistema AgroFlorestal com Pupunha (Eng° Agr° Leo Godard Floresta Viva); Sistemas AgroFlorestais no Vale do Ribeira (Eng° Florestal Artur Dalton de Melo COOPERAFLORESTA) e pela noite os Shows de Rock e o 1º Encontro Moto Clubes aqueceram a temperatura da plateia, que em seguida foram presenteados com um grande show sertanejo do trio “Os Marvados”. A tenda eletrônica “ExpoMix”, foi outro atrativo que bombou na 14ª edição da ExpoJuquiá.


No dia 16/09, encerrando a grade de shows e abrilhantando o encerramento do evento, a cantora Naiara Azevedo incendiou e levantou o público que respondeu a altura entrando no clima com os grandes sucessos da artista.

Na oportunidade a Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Laumar Soares, agradeceu a colaboração de todos, - “A festa foi maravilhosa, o Fundo Social esteve com os pratos típicos regionais e que tem sido um sucesso no decorrer desses anos, agradecer também a arrecadação e a contribuição de todos com o quilo de alimento, ano passado nós conseguimos atender mais de 600 famílias e esse ano esperamos superar essa quantidade. É muito amor envolvido” afirmou a primeira–dama, que disse ainda: “Quero agradecer ao meu esposo, prefeito Renato Soares, por se empenhar e a toda comissão organizadora por essa festa que já é um grande sucesso”, declarou Laumar Soares.

De acordo com o prefeito Renato Soares, a EXPOJUQUIÁ é uma festa que já se consolidou na região, -“é uma das maiores Feiras Temáticas, nosso grande objetivo é trazer os expositores para dentro da festa e que os mesmos façam negócios, uma feira de exposições tem que gerar negócio e lucro para as empresas, que acabam sustentando e bancando toda essa estrutura, nós fazemos este evento de portas abertas, ou seja, com apenas 1 Kg de alimento, toda população pode assistir shows de renomes, pois sabemos da dificuldade do nosso povo. Eventos como esse, garantem o entretenimento e trazem alegria, e esta também é uma política pública que nossa gestão exerce, propiciando a todos o sentimento de felicidade. Quero em nome do presidente da “Comissão Organizadora”, Rinaldo Florêncio, agradecer e parabenizar a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da 14ª ExpoJuquiá, um evento que fica marcado na história do nosso município”, finalizou Renato Soares.

Related

Notícias 9007520867549341487

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Qual seu Estilo?

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item