Projeto de Alunos de Cananéia ganha desafio da ONU.
http://www.trilivre.com.br/2019/09/projeto-de-alunos-de-cananeia-ganha.html
Os alunos do 5º ano B, da escola Deborah Silva Camargo, iniciaram um projeto sobre o plástico e seu descarte com a professora Maria Fernanda Carvalho incentivando o estudo e as ações, os alunos começaram na escola mesmo, a mudar o uso do plástico e fazer a conscientização de todos, alunos, professores e funcionários.
As ações foram crescendo, e as crianças fizeram de tudo: conversaram com o fotógrafo Ricardo Martins sobre natureza, foram à praia fazer um mutirão para tirar da areia, foram ao Instituto de Pesquisa Cananéia (IPeC) para aprender mais sobre a vida marinha, fizeram um filme e teatro para apresentar as crianças pequenas. Essas ações ganharam um nome e um logo criado pelos alunos: Plástico, Perigo, Jamais será amigo!
Também convidaram o Prefeito Gabriel Rosa, a diretora de Compras e Licitações Camila Martins e a diretora de Educação Rosimeire da Glória Rodrigues, para conversarem sobre ações na Prefeitura que diminuíssem o consumo de plástico, em especial os copos descartáveis. O Prefeito lançou um desafio, para que as crianças fizessem um projeto e o apresentassem e ele iria providenciar canecas retornáveis para os alunos.
Tudo isso foi feito e colocado nas redes sociais da escola usando as hashtags da ONU, que tinha o projeto Volta as Aulas Mares Limpos! As crianças fizeram o projeto e se juntaram a outra campanha chamada #PorAmoraoMar, ganharam as canecas e agendas, para usarem no dia a dia. A Prefeitura Municipal de Cananéia, fez canecas reutilizáveis para todos os alunos da rede municipal e todos os funcionários, as crianças foram de escola em escola, no paço municipal e nos departamentos municipais entregar e conversar com todas as salas sobre a importância de evitar o uso do plástico e seu descarte correto.
Com toda essa mobilização, a escola foi escolhida vencedora do Desafio Volta as Aulas Mares Limpos da ONU!