Campanha Outubro Rosa chega para lembrar a importância dos exames.
http://www.trilivre.com.br/2019/10/campanha-outubro-rosa-chega-para.html
Mês Nacional de Conscientização sobre o Câncer de Mama no Brasil
No Brasil, durante o mês de outubro, diversos monumentos recebem a cor rosa com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da mamografia e da prevenção do câncer de mama de forma geral.
A importância de conhecer os principais sintomas de câncer de mama
Ainda falando sobre o Brasil, a maior taxa de mortalidade entre as mulheres deriva do câncer de mama. Contudo, é preciso saber que, quando diagnosticado cedo, as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, são de 95%. É por isso que práticas como fazer check-up anualmente, estudar os principais sintomas de câncer de mama, aprender a executar o autoexame dos seios e, é claro, fazer a mamografia são fundamentais para se prevenir dessa doença.
Lembre-se que o câncer de mama, apesar de silencioso e discreto, dá alguns sinais. São eles:
maior sensibilidade nos seios ou mamilos;
mudança na textura da pele ou um aumento dos poros da pele das mamas;
mudança inexplicável no tamanho ou no formato dos seios;
pele da mama, aréola ou mamilo escamosos, avermelhados ou inchados;
liberação de líquido branco, semelhante ao leite, em mulheres não lactantes;
surgimento de nódulos.
A mamografia
Explicando brevemente, a mamografia é uma radiografia das mamas. Com ela, os médicos são capazes de descobrir a ocorrência do câncer de mama, mesmo em seus sinais mais precoces e até mesmo “não palpáveis”. Além disso, esse exame também pode orientar o médico com relação à decisão do que fazer com o tumor, desde tratamentos intensivos até apenas a retirada do caroço.
Funciona assim: durante a mamografia, a mama da paciente é colocada entre duas placas planas. Uma máquina de raios-X produz imagens dos tecidos da mama enquanto o seio está prensado entre essas placas. Nessa imagem, tecidos de baixa densidade, como gordura, aparecem translúcidos enquanto áreas de tecido denso, como tecido conjuntivo e glandular ou tumores, aparecem mais brancas em um fundo cinzento.
Em uma mamografia padrão, uma vista superior e uma lateral são tiradas de cada mama, embora possam ser tomadas vistas extras se o médico estiver preocupado com uma área suspeita da mama. Por fim, vale ressaltar que só o autoexame não é capaz de detectar o câncer de mama em nenhum estágio. Por isso, um check-up anual seguido de um pedido de mamografia é essencial para a mulher.
Viu como um exame simples e rápido como a mamografia pode salvar vidas? Basta se lembrar que, uma vez que os sintomas de câncer de mama são silenciosos e discretos, é preciso adicionar a mamografia à lista de check-up anual. Afinal, só ela é capaz de detectar a doença em seus primeiros estágios, tornando o tratamento menos doloroso e aumentando as chances de cura.
Fonte: BoaConsulta