Entidades pedem que governador mantenha o comércio aberto e que haja flexibilização no horário de funcionamento.


Entidades ligadas ao comércio se reuniram de forma virtual com o governador João Doria e apresentaram propostas para minimizar os graves impactos da crise econômica, gerada pela pandemia da Covid-19, e pelas medidas restritivas impostas para conter a propagação do vírus.

Além do Alfredo Cotait Neto (presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo - Facesp); Abram Szajman (presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo - Fecomercio-SP); Glauco Humai (presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce); e Nabil Sahyoun (presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping - Alshop). Também participaram da reunião, o secretário de Saúde do Estado, Jean Gorinchteyn; o presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza; o presidente do InvestSP, Wilson Mello; e o coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19 em São Paulo, João Gabbardo.

As entidades solicitaram que nenhuma categoria do comércio volte a fechar e que alternativas sejam encontradas caso haja uma regressão no Plano SP. “O que o comércio precisa neste momento é de planejamento, e esta instabilidade de hora fecha e hora abre, prejudica a todos”, ponderou Cotait.

Outro pedido foi sobre a possibilidade que a definição do horário de funcionamento do comércio, nesta fase de transição e nos demais períodos do Plano SP, possa compreender as realidades locais. Na avaliação das entidades, cada região tem uma dinâmica e, por isso, não é possível definir uma regra padrão. A proposta é para a criação de microrregiões dentro do plano de retomada. - “Seria de fundamental importância se pudéssemos ampliar o horário de funcionamento nestas semanas que antecedem o Dia das Mães, para que não haja aglomeração e para que os comerciantes possam ter um respiro depois de tanto tempo com as atividades interrompidas”, frisou o presidente da Facesp.

A manutenção do delivery e do take-away, em qualquer circunstância, foi mais uma proposta defendida. Cotait reforçou que a rede de Associações Comerciais está à disposição para realizar, em parceria com o Estado, uma ampla campanha de conscientização sobre o uso de máscara e de álcool gel, higienização das mãos e vacinação.

O governador informou que a tendência de momento, com a estabilidade dos casos e mortes da Covid-19, após o período de restrição mais rígida, é que o comércio não feche novamente. Contudo, ressaltou que a decisão caberá ao comitê de saúde. Doria confirmou que o delivery e o take-away não serão mais proibidos, em nenhuma circunstância. Sobre a campanha de conscientização, o governador se mostrou bastante satisfeito com a proposta e disse que ela terá início “o mais rápido possível”. - “Vamos desenvolver uma campanha que demonstrará que todos nós estamos unidos em torno da retomada da economia e contra a Covid-19”, salientou.

Doria classificou o pedido de postergação de impostos como “razoável, justo e viável”. - “Vamos debater esta proposta durante uma reunião com o secretário Henrique Meirelles (Fazenda) e sua equipe”, informou.

O vice-presidente da Facesp-RA5, Júpter Furquim que representa as Associações Comerciais do Vale do Ribeira e Baixada Santista, avaliou como positiva a reunião, - “o diálogo é, e sempre será, o melhor caminho a ser seguido, após essa maré turbulenta, esse amplo debate em favor da vida, da saúde e da economia, produzirá o passo da razoabilidade necessária para seguirmos em frente. Desde o início da pandemia, lutamos para que os governantes possam entender que é preciso ter uma distinção das cidades maiores e das menores, visto que em grandes centros existem grandes magazines e que em cidades interioranas possuem uma rotatividade menor de clientes. A ponderação do governador por reconhecer o pedido da FACESP, pela postergação dos impostos, já é um grande passo” ressaltou o líder comercial regional que disse ainda: - “pensar no futuro é agir no presente, por isso já iniciamos reuniões em âmbito regional, visando alcançar um maior impulsionamento na retomada econômica”, concluiu Júpter Furquim.

Related

Notícias 9003981525973280805

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item