Programa Articuladores Regionais de Políticas Públicas.


O Vale do Ribeira recebe o Programa Articuladores Regionais de Políticas Públicas, fruto de uma parceria entre o Sebrae-SP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que visa a articulação de uma rede de agentes regionais, com foco na implementação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, em um arranjo de 28 regiões de atuação do Sebrae no Estado de São Paulo.

A FGV realizou mapeamentos técnicos das 28 regiões no Estado de São Paulo, levantando dados econômicos e desafios para o desenvolvimento econômico e, com base na parceria, o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas - FGV, apresentam aos municípios e principais atores, alguns instrumentos para apoio ao desenvolvimento econômico, baseados em quatro eixos: Compra Públicas, Inclusão Produtiva, Desburocratização e Governança.

A Agenda de compras públicas foi realizada na região com três atividades, duas voltadas aos gestores municipais e, até o momento, uma voltada aos empresários locais, todas com a finalidade de reverter o fluxo de saída de recursos da região por meio das compras públicas, orientar gestores e fornecedores para o potencial de vender ao poder público (Municípios, Estado, Governo Federal e Autarquias).

Essa agenda de apoio às compras públicas terá continuidade ao longo de 2021 no apoio aos diversos segmentos econômicos. Nesta direção, os representantes do Programa Articuladores Regionais, têm trabalhado no contato e aproximação com Associações Comercias, lideranças de cadeias produtivas, entre outros. O Vice-presidente da FACESP RA5, Júpter Furquim, na oportunidade da apresentação do programa, destacou a grande oportunidade de negócio para o comércio local, com a venda para as prefeituras.

Carlos Alberto Junior, articulador FGV-SEBRAE para o Vale do Ribeira trouxe a importância de os Gestores de Compras atuarem em rede e perceberem a enorme contribuição que o trabalho deles podem refletir no desenvolvimento local, para além da economicidade, além disso diminuir a distância entre a prática dos Gestores e as MPEs.

Já o líder do programa articuladores Regionais para Baixada Santista, Vale do Ribeira, Sorocaba e Botucatu Wilber Rossini, lembra que dados do Banco Mundial trazem que 1 dólar que o poder público gasta no município ele promove a circulação de quase duas vezes mais, transformando o fortalecimento dos pequenos negócios em nossa região em uma ferramenta importantíssima em tempos de Pandemia e retomada.

Não obstante, a Consultora do Sebrae Jaqueline Nestlehner nos trouxe a informação que quase 30% da atividade empresarial no Vale do Ribeira é formada por Pequenos negócios o que torna o olhar para esse segmento algo imprescindível para o impulsionamento da economia do Vale do Ribeira.

Ainda nesse semestre haverá atividade da FGV e do Sebrae do programa Articuladores Regionais para elaboração de agenda de aplicação de soluções de políticas públicas, esse primeiro encontro ocorrerá com representantes dos municípios da região e das entidades envolvidas com desenvolvimento de políticas públicas que apoiem as micro e pequenas empresas.

“Temos a lei que de uma certa forma abarca a preferência pelos Micro empreendedores, todavia é preciso capacitar nossos empresários e criarmos uma integração de conscientização juntos aos responsáveis pelas compras municipais. Tenho certeza que com maior demanda de compras públicas com empresas locais, fomentará a retomada econômica frente à pandemia, criando uma avenida rumo ao progresso regional”, concluiu Júpter Furquim

Related

Notícias 2504614757548628273

Postar um comentário

TV Web TriLivre

Bem Vindo Ouvinte!

Seja bem vindo a Rádio Tribuna Livre, um portal de entretenimento garantido onde você vai poder ouvir as melhores músicas, ficar por dentro das notícias e interagir com a galera mais antenada da rede. Faça seus pedidos, participe das promoções e deixe seu dia muito mais animado com esse som!

Receba As Notícias por E-Mail

Tempo em Juquiá

Tempo Juquia
item